Cidades imperiais

Fez

Fez é uma cidade no nordeste do Marrocos muitas vezes chamada de capital cultural do país. Ela é conhecida principalmente pela murada Medina de Fez, com arquitetura merínida medieval, pelos mercados animados e pela atmosfera do Velho Mundo. A medina abriga escolas religiosas como a Madraça Bu Inania e a Madraça Attarine, ambas decoradas com elaboradas esculturas em cedro e azulejos ornamentados.
Burros e pedestres correspondem ao principal tráfego da medina, que não permite a circulação de carros e é repleta de lojas de artesanato, mercados de especiarias e casas de banho. Nela, também fica a enorme mesquita e universidade islâmica al-Quaraouiyine, do século IX, bem como a alcaçaria de couro Chouara, do século XI, onde peles de animais são processadas e tingidas manualmente em um complexo de poços de pedra a céu aberto e com odor pungente. O museu Fondouk el-Nejjarine fica localizado perto dali, em uma pousada restaurada com um café panorâmico na cobertura. Ao sul, ficam o bairro judeu, do século XV, e um grande cemitério judeu.
Quando visitar
Muitos viajantes optam por visitar o país na primavera (abril a maio) ou no outono (outubro a novembro), quando as temperaturas são amenas. O tradicional festival de cavalos Fantasia (outubro), na cidade vizinha de Tissa, atrai muitos visitantes. O fim do Ramadã (as datas variam) também deixa a cidade movimentada. O verão (junho a agosto) é muito quente e seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *